quarta-feira, 11 de maio de 2016

A baga da juventude!



Tem origem no Tibete, seu uso é conhecido há mais de 5000 anos e é um dos  milhares de elementos usados na fitoterapia da Medicina Tradicional Chinêsa (MTC)

As pequenas bagas são pequenos frutos de cor avermelhada e devem ser colhidas maduras e depois apenas desidratadas, para conservar todas as suas propriedades devemos consumi-las cruas.


Propriedades

Excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o cálcio, cobre, ferro, fósforo, selénio e zinco.
Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti envelhecimento. 

Suas propriedades antioxidantes e anti cancerígenas são milenarmente conhecidas , fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, trata problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. Aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso. Apresenta aminoácidos que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, evitando o desenvolvimento de constipações, gripes ou resfriados. 

São indicados em tratamentos de algumas doenças, como ansiedade, cancro, colesterol, deficiências imunes, depressão, hipertensão, insónia, problemas cardíacos e a tuberculose. Ajuda também a aliviar as  dores provocadas pela menstruação e na regulação dos níveis de insulina dos diabéticos. 

Como saborosos e ricos em nutrientes são aconselhados na preparação de refeições, como saladas de fruta, batidos e com cereais de pequeno-almoço. Podem ser misturados com outras frutas secas ou frescas suas folhas são aproveitadas para a preparação de infusões.

Benefícios

- Alivia a dor de cabeça e as tonturas; 
- Atrasa o envelhecimento do corpo e aumenta  a longevidade; 
- Aumenta a libido e o desempenho sexual.  
- Auxilia na perda de peso; 
- Combate inflamações e a artrite; 
- Diminui a ansiedade e o stress; 
- Fortalece as funções do fígado e rins; 
- Melhora a memória; 
- Promove a energia e o bem-estar; 
- Protege o desenvolvimento de vários tipos de cancros; 

- Reduz os níveis de glicose no sangue; 

terça-feira, 10 de maio de 2016

Sangramento Gengival: um sinal de alerta.

Sangramento das gengivas ou dentes soltos.
Partimos sempre do pressuposto que o sangramento tem origem em uma má higienização. Mesmo que sua origem seja diversa.
Portanto o melhor que tem a fazer é escovar dente a dente, com muito atenção, cuidado, carinho e principalmente PACIÊNCIA!

Vamos começar!
Qual a maneira certa de escovar?

Para já reserve dois minutos inteirinhos, não seja preguiçoso, esses dois minutos podem salvar os seus dentes.
Se acha que estou a exagerar, use um relógio e tire a prova dos nove!
O certo é escovar os dentes como movimentos delicados, suaves e curtos, e não esqueça as bactérias gostam da borda das gengivas, os cantinhos quase inacessíveis, as restaurações… todos esses pontos devem ser escovados com maior atenção.
1.   Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
2.   Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar.
3.    
4.   Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Essas são as recomendações que as mãe deveriam dar todos os dias ao filhos, pelo menos duas vezes por dia.
Se seu problema for sério consulte um dentista. Mas leve os dentes bem lavados :D

Água morna com sal
Pode enxaguar a boca com água morna e uma pitada de sal, tenha sempre em atenção a sua tensão arterial (pressão). O sal é um poderoso anti-séptico e como vai provocar uma maior circulação sanguínea nas gengivas evitando a inflamação e o sangramento

Folhas de abacate
As folhas do abacate ajudam a recuperação da gengiva e fortalece os dentes, e ainda: combate as cáries e a piorreia.

Água e peróxido
Enxaguar a boca por 30 segundos com água e peróxido de hidrogénio vai diminuir a mobilidade dos dentes e o sangramento, mas atenção não deve engolir a solução, pois é nociva para a nossa saúde. Use dois ou três vezes por semana
Bicarbonato de sódio
É o meu preferido, escovo os dentes com uma solução de bicarbonato e água e depois enxaguo bem. É simples e muito eficaz.
Tomilho
O chá da raiz do tomilho é capaz de fortalecer os dentes, ajudando na prevenção e no tratamento dos dentes soltos