segunda-feira, 25 de abril de 2016

Pimenta preta

O alcalóide principal da Pimenta preta é  a  Piperina  e estudos comprovam o aumento substancial da biodisponibilidade dos nutrientes em alimentos e suplementos.

Encontrado nas  frutas das plantas da família da Piperaceae, a  Piperina ,  o seu membro mais famoso é a Piper nigrum ou Pimenta preta. 

Podemos achar que a piperina é só uma agradável ou não, especiaria, masmas podemos encontra-la com diversas utilidades!
por exemplo: é  encontrada nos  insecticidas, particularmente naqueles que utilizamos para matar as moscas de casa.
Mas, a sua maior utilidade é no campo da medicina. Por milhares de anos, tem sido usada para curar pequenas enfermidades. Nos últimos anos, tornou-se um popular assistente em medicamentos que salvaram milhares de vidas, todos os anos.

A Piperina é conhecida por aumentar a biodisponibilidade de muitas substâncias através de vários de mecanismos.
 Ela inibe várias enzimas responsáveis pela metabolização de substâncias nutritivas, estimula aminoácidos transportadores no forro intestinal, inibe a remoção de substâncias a partir das células, de modo que elas continuam a estar disponíveis para utilização por mais tempo, diminui a actividade intestinal permitindo às substâncias entrarem de uma forma mais activa no corpo. 

Os resultados destas acções permitem às substâncias entrarem e permanecerem no interior das células alvo por períodos de tempo mais longos do que o normal.

O grande poder da Piperina é  transformar uma substância terapêutica eficaz marginalmente,numa equipa altamente eficaz, aumentando a sua biodisponibilidade e tempo de residência intracelular. 

Por exemplo, a piperina pode aumentar até 20 vezes a biodisponibilidade da Curcumina, um poderoso anti-inflamatório e anti carcinogénico que é o ingrediente activo principal da Curcuma.

Além de seus efeitos sobre a biodisponibilidade, a piperina tem muitas outras acções no organismo que incluem o aumento das beta-endorfinas no cérebro, agindo como um anti depressivo, aumento da produção de serotonina, aumentando o funcionamento do cérebro, estimulante da produção adrenal, aliviar os sintomas de dor e asma, estimular a produção de melanina, diminuir ulcerações do estômago, reduzir a produção de ácido do estômago, e coordenar as contrações do trato digestivo.

 É altamente eficaz contra o câncro do Cólon.


Sem comentários: