segunda-feira, 30 de Julho de 2012

Chá para sumir com a gordura

Nada como um chazinho para aquece o corpo, relaxar e... emagrecer! Devemos aproveitar o frio e as festas de agora para incluir a bebida na nossa dieta e queimar as gorduras.

Se fizermos um mix de algumas ervas, e logicamente baixarmos as calorias consumidas, perderemos uns bons quilos.

Vamos falar de algumas plantas que devidamente preparadas podem ajudar nas funções redutora de peso, desintoxicante, digestiva, diurética e calmante. Ao ingerir alguns destes chás vamos eliminar as gorduras e as toxinas. Todos sabemos que alguns chás, mexem no nosso metabolismo, uns mais do que outros.

Isso quer dizer que o famoso chá verde e as tradicionais carqueja, cavalinha, laranja-amarga e erva-principe (capim-limão) têm realmente o poder de eliminar os excessos da silhueta

Em alguns casos, as ervas são ricas em fibras, e ao serem ingeridas dão a sensação de enfartamento, dai o seu efeito redutor, como as algas marinhas e as sementes de linhaça .

Não podemos esquecer o efeito diureticos de alguns chás, que vão promover a drenagem de líquidos diminuindo o peso, como centelha asiatica, a barba de milho e o jasmim

A dieta equilibrada tem de ter os cinco nutrientes essenciais:

carboidratos,

vitaminas,

proteínas,

gorduras,

minerais.

Aminoácidos essenciais (proteína), que são necessários para a construção das células, especialmente os músculos.

Ácidos graxos (um tipo de gordura essencial) são necessários para a construção das paredes celulares e cérebro.

Vitaminas e minerais são necessários para muitas funções do organismo.

Qualquer dieta para emagrecer que falhar em prover as necessidades mínimas desses nutrientes pode ameaçar a saúde. Se você não praticar actividade física, mesmo uma simples caminhada ( 15 minutos para lá, 15 minutos para cá), será pouco provável o emagrecimento com saúde e boa qualidade de vida.


Não há chá que resolva isso, se entretanto conjuga-lo com uma dieta pobre em açucares e em gorduras o resultado é sem dúvida muito melhor.

Os chás que ajudam a reduzir o apetite , previne o colesterol: Alfafa, Alcachofra, Carqueja, Chapéu de Couro,Graviola,Salsaparrilha,Beringela; estimulam a circulação sanguinia:Carqueja, Guaraná, Ginkgo-Biloba,Ginseng activa o metabolismo para emagrecer: Carqueja Amarga, Cáscara Sagrada, Graviola, Alcachofra, Boldo do Chile , Centella Asiática, Erva de Bugre , e pronovem a drenagem de liquidos: Abacateiro, Barba de Milho, Cavalinha,Pata de Vaca, Carqueja Amarga, Dente de Leão, Salsaparrilha e são antioxidantes: Ginkgo-Biloba .


CHÁ VERDE E OVO CAIPIRA: A DUPLA DA CONCENTRAÇÃO
"Para combater os principais inimigos do processo de envelhecimento, aposto na acção do chá verde. Ele tem substâncias que diminuem a oxidação das células e, com isso, faz com que produzam menos radicais livres, retardando o envelhecimento. Esse processo traz mais um benefício: facilita a oxigenação do sangue - importante para manter as doenças à distância. Com os radicais livres sob controle, o corpo também consegue absorver melhor os nutrientes.

Existem combinações que permitem o chá verde actuar no organismo de maneira ainda mais eficiente. O ovo caipira, por exemplo, potencializa os benefícios do chá, assim como o consumo de nozes ou castanhas. Essas parcerias melhoram a concentração e até a inteligência emocional.

Outra dica: para evitar aquela fome depois das 16 horas, uma boa alternativa é o chá de carqueja, rico em cromo. Esse mineral estimula o cérebro a usar o açúcar já disponível no corpo e não requisitar mais doce. Mas, para obter o efeito anti açúcar, é melhor beber a infusão meia hora antes das refeições. Quem não dorme bem pode usar uma combinação de camomila com hortelã e valeriana. Além de garantir uma boa noite de sono, essa mistura de ervas ajuda você a acordar bem disposta."

Juarez Callegaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), psiquiatra e especialista em medicina ortomolecular.

GARCÍNIA DIMINUI A VONTADE DE DOCES E CONTROLA O APETITE
"As ervas são de fato poderosas. Justamente por isso é preciso saber usá-las e combiná-las de maneira adequada. Quem está de dieta, por exemplo, pode recorrer às plantas capazes de acelerar o metabolismo, como o chá verde e o mate. Já a carqueja ajuda a diminuir a absorção do açúcar no intestino, o que também facilita a perda de peso. O hibisco e a tanchagem estimulam os movimentos peristálticos e o trânsito intestinal.

A garcínia tem o poder de controlar a vontade de comer doces e de reduzir o apetite. Mais: algumas ervas têm o poder de curar. A espinheira-santa é ótima para tratar gastrite e outros problemas do estômago. Guaco atua em casos de bronquite e tosses.

A marapuama funciona como um tônico, melhorando a libido. Também demonstrou efeitos positivos para a memória."

Alex Botsari, clínico geral e diretor do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais.

A HORA CERTA DE BEBER CHÁ
"Para emagrecer, o que vale mesmo é a reeducação alimentar. Mas os chás também funcionam como óptimos coadjuvantes e actuam em várias frentes: reduzem a retenção de líquidos, combatem a prisão de ventre e estimulam o funcionamento do fígado, desintoxicando o corpo, o que favorece o metabolismo. Mas, para conseguir tais efeitos, é importante escolher bem as ervas, seguindo certos procedimentos na hora de adquirir o produto: compre apenas de fornecedores conhecidos, nos quais você confie, com embalagens fechadas e que expliquem exactamente o que contêm.

O ideal mesmo seria manter uma horta orgânica dentro de casa, mas isso é inviável para a maioria dos moradores de cidades grandes. A hora de beber os chás também é importante. Quem tem problemas de anemia ou perda óssea é melhor deixar para beber o chá verde nos intervalos entre as refeições. Isso porque ele contém substâncias que podem atrapalhar a absorção de ferro e cálcio, quando consumido após o almoço e o jantar. Sofre de insônia? Antes de dormir, recomendo um chazinho de cardomariano ou valeriana. São ervas que garantem uma ótima noite de sono."

Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, de São Paulo, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.

CABELO DE MILHO AJUDA EMAGRECER
"Chá verde e preto são os chás para emagrecer que eu recomendo. Têm ação termogênica, ou seja, aceleram o metabolismo. Servidos quentes, dão a sensação de saciedade. Quando a ansiedade é a causa do ganho de peso, a infusão de camomila é uma opção inteligente: tem ação relaxante e também antiespasmódica. Por isso, seu estomago se movimenta menos e a sensação de fome não é tão grande. Se a retenção de líquidos é o maior obstáculo, o chá de cabelo de milho é o melhor recurso. Basta tirar os cabelinhos da espiga, lavar em água corrente e fazer o chá normalmente.

Para dar um gostinho diferente, vale adicionar menta na hora do preparo. Se você não consegue tomar o chá sem adoçar, meu conselho: perseverança, pois só assim vai conseguir reeducar o paladar. Nas primeiras vezes que se toma, o gosto é realmente estranho, mas depois a gente aprende a saborear cada erva presente. Vale o esforço."

Tamara Mazaracki, médica nutróloga do Rio de Janeiro, filiada à Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).


A PLANTA INDIANA QUE COMBATE A OBESIDADE
"Na medicina indiana ayurvédica, a escolha das ervas varia de acordo com o perfil de cada paciente. Mas, embora a indicação seja personalizada, há algumas plantas que podem ser recomendadas para todos, como o gengibre. Costumo receitá-lo para gripes, problemas digestivos e reumatismo. Hortelã é excelente para gastrite, nervosismo, irritabilidade e dor de cabeça. Recomendo o chapéu-de-couro no caso de edemas, mucosidades e reumatismo.

O cabelo de milho é um excelente diurético, indicado na hipertensão arterial e nos edemas. À noite, aconselho meus pacientes a evitarem as ervas de efeito tônico, como ginseng, pfáfi a, marapuama e catuaba, pois podem tirar o sono. A folha do Neem, uma planta indiana e já aclimatada no Brasil, é um ótimo purificador do sangue utilizado em doenças de pele, parasitoses, reumatismo. Também é usada com sucesso no tratamento da obesidade. Já o dente-de-leão é um grande depurativo, que promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo."

Aderson Moreira da Rocha, clínico geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra).

ERVA-DOCE PARA AS PENSATIVAS, MAÇÃ PARA AS ANSIOSAS
"A medicina chinesa se baseia no princípio dos opostos yin e yang, conceito que também guia o processo de emagrecimento. A gordinha yin é mais sonolenta, pensativa e friorenta. Gosta mais de doces e massas, acha que não come o suficiente para engordar, mas adora beliscar. Para pacientes com esse perfil recomendo beber lentamente e logo cedo um copo de água morna.

Entre o café-da-manhã e o almoço, um chá preto e, à noite, de erva-doce para ajudar a manter o corpo quente. Durante o dia, o chá verde é uma ótima pedida. Já a gordinha yang sente mais calor e é mais agitada. Transpira à noite, come bastante carne e é bom garfo. Prefere bebidas mais frias e, por isso, pode tomar dois copos de água fresca logo ao acordar. No meio da manhã, vai bem um chá de hortelã ou melissa. À noite, de camomila.

Para diminuir a ansiedade, chás de maçã, boldo e hortelã, que também equilibram o funcionamento do fígado. Tanto as yin como as yang devem seguir uma dieta com sabores diferentes, além do doce e do salgado. O picante e o neutro, apesar de pouco comum no cardápio brasileiro, são importantes para regular o metabolismo. Recomendo também exercícios para acelerar a perda de peso e trazer bem-estar."

Rosa Noronha, especialista em medicina chinesa clássica e acupuntura, de São Paulo.

Clique aqui para cadastre-se. Recebe as nossas actualizações via Email

Publicado em 05/06/08 e revisto 30.07.2012

18 comentários:

BANANADA FAZENDINHA - RIO PARDO disse...

Bom dia!!! meu nome é ..Si..., estou buscando mais uma forma de me controlar para perder peso.Nunca tentei com chás, essa será minha alternativa não estou podendo me ver no espelho Tenho 1,60m e peso 83kg, qdo casei tinha 58kg no passar dos anos fui só engordando, me sinto mto feia, por isso vou postando conforme for ingerindo os chás, vou sair agora para compra-los. Obrigado pela dica, em breve retorno. Si

Natural Naturalmente disse...

Ola Si!!!!
Podemos falar muito... gostaria de ajuda-la, e acho que é possivel voce perder peso, sem dietas malucas e afins... poderiamos falar por email: leitedaterra@gmail.com
um beijinho
Márcia

Nilton Alves disse...

Boa noite Marcia,achei muito legal o seu blog, muito interessante essa postagem sobre os chás, pois sempre gostei muito de tomar chá. Gostaria de um dica de chá para poder abaixar o colesterol, já estou tomando remedio para baixar já faz uns 6 meses, mas não estou conseguindo resultado esperado.
Se vc puder me ajudar ficarei muito grato. Pois não quero ficar a vida toda tomando remedio.Obrigado,
Nilton.(nilton0303@hotmail.com)

Anónimo disse...

olá Marcia!Meus parabens pelas otimas explicaçoes,foram muito uteis!Preciso emagrecer 40kg,e se puder me ajudar a escolher uma boa dieta,exercicios adequados para o meu perfil,e os chas eu agradeceria muito mesmo!!!
leticia_florlilas@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá Marcia, gostei muito das informações no seu blog, a minha pressão é sempre 14/9,e estou 20kg acima do peso meu médico me recomendou caminhadas, e nada de remédios, porém eu tomava chá verde antes de ir dormir, até que vi em uma reportagem que este chá aumenta a pressão, troquei pelo chá de carqueja, sou ansiosa e preciso de comer doce, não consigo ficar sem um doce, mas como moderadamente, será que o chá de carqueja é bom ou qual outro vc me indica.

Natural Naturalmente disse...

Ao cha de carqueja pode acrescentar camomila.
Reeducação alimentar é sem dúvida fundamental. Ja pensou em substituir o doce por uma banana?
Caminhar é fundamental.... 30 minutos para lá, 30 minutos para cá e todos os dias a distancia deve ser aumentada. Mas é mesmo caminhar e não correr.
Um abraço.

paty nascimento disse...

oi marcia! adorei suas explicações sobre os chá pra emagrecimento, mas tenho medo de tomar e me fazer mal pois tenho tireoide e não si se vai alteralo casei pesava 56k e agora estó com 86 k e tenho vergonha d mim mesmo por favor me der uma dica de uqe chá realmente devo tomaló meu sonho e emagracer um abraço paty...

Anónimo disse...

oi marcia preciso emagrecer uns 20 kg o que devo fazer mas estou sem animo nenhum de fazer exercicios e uma dieta me ajuda por favor que devo tomar e fazer e sinto muita vergonha de mim mesmo nem saio de casa meu e mail anamfv1967@oi.com.br. por favor me ajuda

Anónimo disse...

Olá, Márcia,
Sou a Mariana, não estou a querer perder muito peso, apenas 2 kg tenho 1.60cm e peso 57.5Kg queria voltar aos meus 55kg, pois é o peso com que me sinto realmente bem, é na zona da barriga e rabo que sinto mais gordura acumulada, especialmente na barriga, e queria secar estas gorduras, estou a fazer uma alimentação correcta, tirei os doces e o pão em excesso, como bastantes legumes e carnes brancas assim como peixe, e consigo beber cerca de 2 litros de água por dia. que tipo de chás, cremes ou cardápio me recomenda? Ah, na zona do rabo já tenho alguma celulite, já fui mãe 3 vezes e também sei que é dificil voltar a ter a pele como antes, mas não custa tentar, tenho evitado, o pão os brocolis e os feijões, tenho alguma facilidade em inchar e fazer acumulação de gases com estes alimentos e como é bastante chato, evito-os ao máximo. fico á espera de uma resposta sua.

Obrigada
marianabam@gmail.com

Natural Naturalmente disse...

Ola Mariana.

A RH biológica -http://leitedaterra.blogspot.com/2009/03/receita-da-racao-humana.html - , é uma óptima opção.!!!

Uma dose da RH deve ser tomada ao pequeno almoço com sumo, ou iogurte, o resto você pode colocar na sopa, na salada...

A dose DIÁRIA da RH deve ser de duas ou três colheres de sopa por dia. Não substitui refeição.

Você conhece o Sumo da Luz do Sol. (http://www.leitedaterra.blogspot.com/2008/10/ingredientes-1-ma-orgnica-picada-com.html) Tenho pacientes que em duas semanas perderam mais volume com o sumo de que com uma dieta rigorosa. Porque não junta os dois. O Sumo é bem saboroso e fácil, fácil de fazer, ele funciona muito bem para diabéticos e não só, pois elimina as toxinas acumuladas no organismo, alem é lógico dos chás acima que deve ir variando o máximo possivel....

Qualquer coisa que precise diga-me. Um Abraço!!!
Márcia

edna souza disse...

oi marcia! adorei suas explicações sobre os chá para emagrecimento, mas tenho medo de tomar e me fazer mal pois tenho tireoide e agora estou com figado com gordura não sei se vai alteralo casei pesava 58k e agora estou com 90k .Meu sonho e poder emagrecer um abraço edna.

Natal 19 Março de 2012

regiane disse...

gostaria muito tomar chás para me ajudar no emagrecimento,mas tenho muito medo de tomar qualquer chá,ex...tenho hipotireoidismo,pressão alta de vez em quando,mas preciso tomar diurético,tenho reumatismo nas juntas,por isso gostaria de orientações sobre quais chás tomar!!!!!BJS!!!!!

regiane disse...

oi sou a regiane esqueci de deixar meu imail pois gostaria de receber por imail as respostas.regi_ane_mattos@hotmail.com

Anónimo disse...

oiiii, adorei as suas dicas sobre os chás. depois que casei engordei 10kg, estou todo instante comendo alguma coisa, mesmo estando sem fome...O QUE EU FAÇO??? Vou começar a tomar algum desses chás,e vou tentar fazer exercícios também. o meu e-mail é elizandra_borati@hotmail.com, quero poder ter contato com voce marcia!!!
Beijao

Anónimo disse...

Oi td bem espero q sim, visitei esse blog hj e adorei as explições com relação aos chás, estou com 94KG, sendo que já pesei 60KG, portanto imagine o meu desespero, sou muito ansiosa, tenho intestino preso, acumulação de gases e retenção de liquidos, o que você acha que devo tomar, pois estou fazendo caminhada e musculação tres vezes por semana e fazendo tratamento para stress e ansiedade com medicamentos e terapia, sinto melhora, mas gostaria de deixar de tomar remédios, por favor conto com sua ajuda...preciso voltar ao menos para os 69 kg, muito obrigada desde já...um abraço.

Anónimo disse...

Oi tenho um 1,53altura peso 63 quilos o médico falou que eu teria que emagrece mas não sei se na verdade emagrece ou perder liquido pois tenho muita barriga gostaria de uma dica meu e-mail eh:jenifer-ana@hotmail.com..Muito obrigada.

leila disse...

Bom dia meu nome é Leila preciso muito emagrecer já estou fazendo uma dieta acompanhada de nutricionista, tenho muito medo de tomar chá pois tenho hipotireoidismo gostaria de saber se posso tomar o chá de carqueja se não tem nenhuma contra indicação para quem toma puram t4.Por favor me responda pelo email.cecilia_marins@hotmail.com

Anónimo disse...

boa tarde queria saber que cha posso tomar para baixar trigliceres estou com gordura no sangue tenho dificuldade de emagrecer e retençao de liquido sou muito ansiosa estou acima do peso nao consigo fazer dieta preciso com urgencia tambem um remedio para voltar a ter libido